• Gabriela Palma

Tour virtual - O que eu penso sobre isso?



Durante esse momento de pandemia as pessoas que trabalham diretamente com turismo precisaram se reinventar e MUITO.


Agentes de viagem e guias de turismo principalmente precisaram começar a pensar em formas de sobreviver durante um tempo em que fronteiras encontram-se fechadas (totalmente ou parcialmente) e o medo de se locomover está instalado.


Uma das soluções que temos visto crescer e muito são os tours virtuais. Hoje de manhã vi uma postagem no meu Instagram onde um amigo meu dizia ser o novo Oceano Azul...Errado ele não está, né? Em um mundo onde as pessoas já estão cansando das lives no Instagram e estão ficando sem paciência eis que surgem os tours virtuais.


A empresa de turismo onde sou sócia, a Sou+Carioca, começou a fazer esses tours virtuais em Abril. Foi uma ideia da nossa guia de turismo Aline Viana que tem bastante intimidade com tecnologia e plataformas de streaming. E esse foi o nosso diferencial. Saber usar as ferramentas que estão à nossa disposição.


Porque vamos combinar: não é todo mundo que sabe usar esse tipo de tecnologia. Muitos agentes de viagens e guias de turismo tiveram que aprender a se posicionar digitalmente na marra. No meio do olho do furacão.


A maior preocupação da Aline era fazer com que as pessoas que estavam assistindo de fato se sentissem "dentro"dos lugares. Então, o uso de programas gratuitos que possuem fotos e mapas antigos, Google Street View, Google Arts e afins foi primordial para que esses tours virtuais fossem sucesso. Taí uma vantagem do virtual para o presencial: Poder mostrar alguns detalhes que talvez no presencial não conseguimos.


Mas talvez você se pergunte: "Gaby, então você acha que o virtual vai substituir o presencial?" A resposta é muito objetiva: NÃO. Em maiúsculo mesmo hahaha. Você tem que começar a enxergar o tour virtual como uma ferramenta de divulgação do seu trabalho. Porque pensa aqui comigo: Se alguém participa de um tour virtual seu, vê que você de fato conhece aquele lugar e se identifica com o seu jeito de apresentar, você acha que essa pessoa vai procurar quem quando for viajar para aquele local? Você!


Tour virtual é sobre posicionamento, é sobre mostrar a sua marca e colocar a cara no sol. É plantar hoje pra colher em alguns anos.


Aqui no Brasil tem até um site criado por guias de turismo onde existem tours virtuais do Brasil TODO. Fora que hoje em dia existem plataformas que você consegue desenvolver alguns desses tour virtuais como o Zoom, Google Meet, Teams...Enfim. Uma infinidade de ferramentas que estão à disposição.


Se você ficou curioso para assistir algum tour virtual feito pela Sou+Carioca, clique nos nomes abaixo e assista:


Tour virtual - Praça Mauá Tour virtual - Cinelândia Tour virtual - Museu de Belas Artes (visita interna) Tour virtual - Theatro Municipal (visita interna)

35 visualizações
CONTATO
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Spotify - Black Circle