As empresas de turismo precisam ter muita responsabilidade nessa retomada. Corre aqui rapidinho pra ler o que eu penso.
Tenho visto por aí alguns grupos de passeios gratuitos no facebook que já estão se programando para retornar os seus passeios em grupo a partir de 20 de Junho aqui no Rio de Janeiro. Eu não sei vocês, mas isso me preocupa e muito por basicamente três motivos:
1. A maioria desses grupos de passeios gratuitos são gerenciadas por pessoas que sequer são guias de turismo e muito menos cadastrados no CADASTUR pelo Ministério do Turismo. Isso é muito grave gente. Exercer a atividade de guia de turismo sem estar credenciado é ILEGAL.
2. Esses grupos não possuem o mínimo de responsabilidade ambiental. Fazem trilhas e caminhadas com grupos de até 150 pessoas, sim...Acredite 😳. O impacto ambiental dessa quantidade de pessoas caminhando ao mesmo tempo em uma reserva ambiental é enorme.
3. Essas pessoas não estão preocupadas com a saúde e segurança das pessoas que frequentam os seus passeios. O discurso para que esses passeios aconteçam é muito raso...Eles dizem: "somos somente um grupo de amigos e queremos nos divertir juntos". Amado...Que grupão de amigos hein?
Quando esse mesmo "grupo de amigos" já se prepara para retornar as atividades sem seguir nenhum tipo de protocolo me assusta e muito. A curva de contágio no Rio de Janeiro ainda não diminuiu mas o plano de reabertura já está pronto mas será que esse é o momento de retornar com os passeios?
E lembre-se: Guia de Turismo somente com CADASTUR caso você veja ou saiba de uma pessoa que esteja guiando um grupo sem credencial, denuncie. Para denunciar use os órgãos abaixo:
2. E-mail direto ouvidoria de Turismo - ouvidoria@turismo.gov.br
3. E-mail ouvidoria SETUR RJ - rmendes.setur@gmail.com
Temos que ser responsáveis com as nossas ações. Toda ação tem uma reação e eu torço para que você que trabalha com turismo esteja muito consciente das suas ações. Que impactos você quer gerar? Positivos ou Negativos?
Comments