top of page
  • Foto do escritorGabriela Palma

Turismo responsável

Atualizado: 5 de jun. de 2020

As empresas de turismo precisam ter muita responsabilidade nessa retomada. Corre aqui rapidinho pra ler o que eu penso.



Tenho visto por aí alguns grupos de passeios gratuitos no facebook que já estão se programando para retornar os seus passeios em grupo a partir de 20 de Junho aqui no Rio de Janeiro. Eu não sei vocês, mas isso me preocupa e muito por basicamente três motivos:


1. A maioria desses grupos de passeios gratuitos são gerenciadas por pessoas que sequer são guias de turismo e muito menos cadastrados no CADASTUR pelo Ministério do Turismo. Isso é muito grave gente. Exercer a atividade de guia de turismo sem estar credenciado é ILEGAL.


2. Esses grupos não possuem o mínimo de responsabilidade ambiental. Fazem trilhas e caminhadas com grupos de até 150 pessoas, sim...Acredite 😳. O impacto ambiental dessa quantidade de pessoas caminhando ao mesmo tempo em uma reserva ambiental é enorme.


3. Essas pessoas não estão preocupadas com a saúde e segurança das pessoas que frequentam os seus passeios. O discurso para que esses passeios aconteçam é muito raso...Eles dizem: "somos somente um grupo de amigos e queremos nos divertir juntos". Amado...Que grupão de amigos hein?


Quando esse mesmo "grupo de amigos" já se prepara para retornar as atividades sem seguir nenhum tipo de protocolo me assusta e muito. A curva de contágio no Rio de Janeiro ainda não diminuiu mas o plano de reabertura já está pronto mas será que esse é o momento de retornar com os passeios?


E lembre-se: Guia de Turismo somente com CADASTUR caso você veja ou saiba de uma pessoa que esteja guiando um grupo sem credencial, denuncie. Para denunciar use os órgãos abaixo:



2. E-mail direto ouvidoria de Turismo - ouvidoria@turismo.gov.br


3. E-mail ouvidoria SETUR RJ - rmendes.setur@gmail.com


Temos que ser responsáveis com as nossas ações. Toda ação tem uma reação e eu torço para que você que trabalha com turismo esteja muito consciente das suas ações. Que impactos você quer gerar? Positivos ou Negativos?


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page