• Gabriela Palma

Dicas de como você pode ser antirracista no turismo


Eu já escrevi um post aqui sobre a importância da representatividade negra no mercado de turismo e hoje eu venho aqui te dar dicas de como você pode contribuir de uma forma objetiva em atuar na luta antirracista no#turismo.


🎯ESTUDE - Conhecimento é poder minha gente...Leia livros, assista documentários, faça a sua parte e absorva esse conhecimento afinal, ele não vai cair do céu. Dicas de livros e documentários para você se interar:


Livro: História da África e do Brasil afrodescendente da autora Ynaê Lopes -@nossos_passos_vem_de_longe

Livro: Racismo Estrutural do autor @silviolual

Documentário: Guerras do Brasil na @netflixbrasil

Documentário: Tia Ciata da galera do @tiaciata.filme


🎯 SE VOCÊ FOR BRANCA(O), DÊ VOZ - Dar voz a pessoas negras dentro da sua agência de turismo solicitando a criação de roteiros voltados para narrativas afroreferenciadas e a contratação de mais guias de turismo pretos e pretas é de extrema importância e urgente...Já reparou quantos guias pretos e pretas tem na sua agência?


🎯 SE VOCÊ FOR PRETA(O), ERGA SUA VOZ - Crie, construa e desenvolva roteiros que tenham como foco principal a nossa ancestralidade e como essa mesma ancestralidade influenciou diretamente a nossa cultura brasileira. Não apenas nos vitimize e tente inserir nos seus roteiros narrativas que nos enalteçam. Fomos reis, rainhas, príncipes e princesas. Lembre-se disso. Fomos escravizados no passado sim mas tente entender os impactos disso até hoje. Precisamos diminuir o discurso eurocentrado que tanto divulgamos durante nossos guiamentos.


Ser antirracista é: Atitude ou comportamento de oposição ao racismo e isso pode e deve ser feito no mercado de turismo.


#movimentoturismoantirracista#antirracismo#turismo#blacklivesmatter#soumaiscarioca #riodejaneiro

8 visualizações
CONTATO
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Spotify - Black Circle